19 de julho de 2011

{um domingo no Minho

onde o verde brota por todos os cantos e recantos.


{as árvores de fruta estão carregadas, e nós fomos para a primeira apanha do ano, de ameixos pequenos.
{parecem uvas grandes, mas estão tão doces e suculentos que colhemos três cestas, uma grande, uma média e uma pequenina.



{comemos os da média (entre todos, claro), demos os da pequenina à nossa vizinha (todos colhidos pela Inês) e os da grande serão amanhã transformados em compota.


{será a minha primeira experiência. Nunca fiz doces e compotas, mas sempre os comi. Tenho uma doceira/compoteira de mão cheia, a minha Mãe, por isso nunca precisei de me dedicar a estas maravilhas, pois apreciava o papel, difícil, de provadora oficial.
{agora chegou a minha vez. Vamos lá ver como corre.


{já na nossa cozinha da cidade os ameixos minhotos esperam.
{a receita será inspirada neste pequeno-lindo-inspirador livro de Gloria Nicol agora editado e traduzido para português pela MEL editores, que me tem surpreendido por algumas das suas escolhas editoriais e ainda bem!!!
{quanto a livros sobres doces, compotas, pickles e chutneys e afins foi recentemente editado, em português, o Conservas de Linda Brown pela Civilização Editora.
{é um tratado sobre conservas e como conservar muito bem explicado. Inclui uma secção inicial de secagem de frutos e legumes, bem como de congelação muito interessante.

2 comentários:

  1. Que passeio tão bonito!
    Adorava morar no Minho e explorar todo esse verde :)

    ResponderEliminar
  2. Serão muito bem-vindos. O verde e o Minho agradecem ^_^

    ResponderEliminar