30 de novembro de 2011

{biscoitos com aroma e sabor a Natal

{a pedido de uma amiga (que um dia foi a minha vizinha favorita, que saudades!!!) muito especial deixo a minha proposta para presentes de Natal feito com as nossas filhas.
{biscoitos de canela e cravinho.
{gosto especialmente de os fazer no Inverno, porque tem um paladar quente e são muito aromáticos.
{os ingredientes estão em cima seguidos pelos cortantes que farão parte do nosso calendário de advento deste ano (mostrarei em breve) e o floco de neve (do Ikea, um presente da nossa, actual, vizinha favorita, outra!!!) que iremos fazer amanhã, feriado e dia de descanso por cá.
{a receita:
200 grs de açúcar (amarelo ou branco)
150 grs de margarina (derretida)
1 colher de sopa de canela em pó
1 pitada de cravinho em pó
1 pitada de sal refinado
2 ovos
400 grs de farinha (integral ou branca)

{bate-se o açúcar com margarina derretida até obter um creme liso. Junta-se a canela, o cravilho e o sal. Adicionam-se os ovos e bate-se muito bem. Por fim, junta-se a farinha e mistura-se até se obter uma massa consistente e bem ligada. Pode-se fazer todo o processo com a batedeira. Depois coloca-se a massa numa folha de papel transparente, embrulha-se e leva-se ao frio durante 2 horas.
{entretanto lava-se tudo o que se sujou e prepara-se a bancada de trabalho para estender a massa.
{por aqui usamos duas folhas de papel vegetal, para que não termos de usar muita farinha (irei fotografar estes passos e depois mostro), uma em baixo e outra em cima do pedaço de massa e começa-se a espalmar com um rolo de massa. A seguir cortar, com os cortantes, e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leva-se ao forno (pré-aquecido a 220ºC) durante 20 minutos, ou quando acharmos que estão cozidos (pois varia conforme a espessura do biscoito).

{sugestão: não deixar cozer muito pois ficam duros e sem sabor. Deixar arrefecer bem e embalar em bonitas caixinhas de papel (podem-se comprar as usadas nas confeitaria, encontram-se nas boas casas de produtos de pastelaria) que podem ser desenhadas por mãos pequenas e delicadas. Ou então reciclar latas velhas e fechar com papel transparente seguido de tecido ou papel vegetal atado com cordão ou uma fita.

{aqui está outra receita de biscoitos, desta vez de manteiga.
{bons presentes e espero ter dado boas dicas.

2 comentários:

  1. A vizinha de outros tempos agradece as ideias e até já sente o reconforto do biscoitos com o chá...de repente apeteceu-me estar na casa da rua do amorim a trocar um cigarro por um prato de biscoitos com chá!! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Foi com muito gosto *__* beijos grandes nossos

    ResponderEliminar