27 de agosto de 2013

{cerejas em calda





{é talvez a conserva mais simples de fazer e mais saborosa que conheço.
{as muitas cerejas que vieram de Bagueixe das cerejeiras do Tio Quim e da Titi Rãn foram devoradas, principalmente pela minha loirinha que adora cerejas, e aproveitadas até ao último caroço e talo!!!
{a cerejas em calda é uma  das sobremesas muito apreciadas - e devoradas pela Inês *_* -  em casa do Tio Mando e da Tia São e foi a Tia São que me explicou ao detalhe como as fazer e aqui fica para experimentarem no próximo ano!!!

Cerejas em calda de açúcar

ingredientes
cerejas
água
açúcar
paus de canela
frascos esterilizados

confecção
Colocar as cerejas muito bem lavadas nos frasco até encher.
fazer uma calda de açúcar num tacho com a água, açúcar a gosto (o melhor é ir provando) e paus de canela q.b., deixar ferver para apurar o gosto da canela, retirar do lume assim que achar que está bem e deixar arrefecer um pouco, só para que não haja queimaduras!!!
Com uma concha e a ajuda de um funil de compotas verter a calda para os frascos até cima e bater ligeiramente para que as cerejas se acomodem. Fechar bem os frascos e colocá-los numa panela grande com um pano de cozinha no fundo, para que ao ferver os frascos não batam uns nos outros e não partam, e encher de água até os cobrir por completo. Levar ao lume e deixar ferver durante 30 minutos.

Mais simples é impossível, depois é só guardar até aos dias frios de inverno quando temos saudades do verão, do sol, do calor e da fruta fresca e suculenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário