24 de julho de 2014

{doce de ameixos brancos

{no fim-de-semana recebi uma remessa razoável de ameixos brancos (assim são chamados aqui no Norte, mais concretamente no Minho) já q.b. maduros, suculentos e doces!!!!
{como os doces caseiros começam a escassear na despensa, pus mãos à obra!!!
{fiz duas qualidades de doce: uma na Bimby e outra na panela, mas com a adição de petina.
{ainda não conseguimos definir, cá em casa, qual dos dois ficou melhor, as bolachas de água e sal e as torradas da manhã gostam dos dois *_*
{então aqui ficam as duas versões:



*doce de ameixos brancos Bimby*

700 grs de ameixos com casca e sem caroço (retirar na Bimby: contar os ameixos, colocar a borboleta, velocidade 3/4 durante 6/7 segundos, verter o "puré" para uma taça e começar a caça ao caroço, quantas ameixos, quantos caroços)
350 grs de açúcar
unir a fruta e o açúcar, velocidade 7/8, 10 segundos (fica um puré mais homogéneo e bonito)
30 minutos, temperatura 100º, velocidade 1, ao terminar o ciclo se o doce ainda não estiver no ponto acrescentar mais 15 minutos à mesma velocidade, temperatura varoma, com o cesto em cima da tampa e sem o copo que a tapa.

*doce de ameixos brancos na panela*

1 kg de ameixos sem caroço
500 grs de açúcar
1 saqueta de pectina
colocar todos os ingredientes na panela mexer e deixar levantar fervura, quando começar a ferver mexer, sempre, durante +/- 3 minutos em cima do disco/lume, depois retirar do disco/lume e mexer mais 1 minuto, sensivelmente.

{em ambas as versões findo o processo de cozedura, verter o doce para os frascos esterilizados (eu aqueço-os durante 2 minutos, temperatura máxima, no micro-ondas, isto porque os guardo sempre lavados e destapados.) e ainda quente fechá-los bem e virá-los ao contrário para que criem vácuo. Deixar arrefecer o doce totalmente, de um dia para o outro, lavar os frascos por fora, para que não reste nenhuma pinga de doce que atraia as formigas :), colar uma etiqueta a gosto e embelezá-los!!! Cá em casa é o tradicional paninho-com-uma-fitinha, gosto e assim tenho-os sempre bonitos para uma oferta!!! Um dia destes farei um post só com as etiquetas para as frascos e como cortar os paninhos.

{o doce feito na Bimby é o do frasco do meio da 1.ª fila a contar de cima, o mais escuro.

{conclusões finais: gosto do resultado final de ambos os doces, o feito na Bimby ficou mais escuro, mais apurado no sabor e com uma excelente consistência enquanto o feito na panela, com a adicção da pectina ficou mais claro, menos apurado e com mais sabor a fruta que a açúcar e com uma excelente consistência. Resumindo e baralhando!!! o próximo doce que fizer vou experimentar fazer na Bimby, mas com a adição de pectina, pois demora menos tempo, suja-se muito menos louça, adiciona-se menos açúcar e a polpa de fruta fica quase a mesma, ou seja, rende mais. Contarei as conclusões.

2 comentários:

  1. Que bonitos que ficaram os potes. Tenho Bimby mas sempre que faço doce é na panela, não sei porquê , talvez porque me dê gozo ficar a tarde toda a mexer, mexer, mexer!! Nunca provei este doce mas a avaliar pelas fotos, deve estar mais do que gostoso! bj

    ResponderEliminar
  2. O resultado é magnifico! E de certeza que sabe ainda melhor !!!

    ResponderEliminar